Por: Rafaela Sena.
Uma empresa com visão estratégica ou uma ação de estratégia mercadológica é aquela que se posiciona no mercado de forma ímpar. A entrega de um serviço ou produto pelo qual é identificada no mercado deve agregar consigo um fator extra – ou extraordinário – característico, constante na sua missão. Essa característica não necessariamente é objeto de troca mercadológica, mas algo que se encontra intimamente ligado, arraigado à entrega final.
Analisando pela perspectiva de negócio, observa-se que, no início dos anos 90, o estudo estratégico sobre a origem de uma organização tem uma perspectiva inversa ao que se havia pensado no início da década de 70. As organizações passam a ser meios pelos quais as necessidades do mercado são atendidas. Através dessas lentes e perante as mudanças provocadas pelo mundo tecnológico e sem fronteiras, a necessidade de adequação torna-se inadiável.
Os escritórios de advocacia, inseridos no panorama de organização empresarial, encontram na parceria com o setor de desenvolvimento tecnológico a oportunidade ideal para o enlace da eficiência com a qualidade. Encontram, nesse universo, possibilidades de desenvolverem softwares personalizados de gestão, acompanhamento e produção que se adaptem à necessidade individualizada de sua operação.
Por vezes, o mercado não oferece produto específico que dê segurança e eficácia à atuação das bancas de advogados, observando-se situação favorável a inovar. A urgência na construção de produtos que agreguem valor à organização e que possibilite a integração das áreas usando sistemas como Big Data, Internet das coisas, Power BI e Inteligência Artificial derruba fronteiras anteriormente intransponíveis.
Os benefícios de construir algo único e personalizado, possibilidade de implementar ações dirigidas resultam em retornos positivos em um menor espaço de tempo, além de permitir que a organização tenha informações para estabelecimento de ações estratégias em cliques, além de proporcionar segurança à informação repassada e à proteção dos dados armazenados.
Diante de tudo o que o mundo contemporâneo tem proporcionado, pegar uma carona na interdisciplinaridade das áreas e poder participar da construção de uma ferramenta própria e com a marca da sua empresa é, antes de tudo, um privilégio das organizações com visão estratégica e à frente de seu tempo.